quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ATUALIDADE: Prefeitura divulga enquadramento de professores da Rede Municipal de Riachão do Jacuípe


A Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe divulgou na última quarta-feira (02) o resultado da seleção de Enquadramento de professores da Rede Municipal de Ensino. O Edital para seleção deste enquadramento foi divulgado no dia 15 de outubro de 2013, em que o mesmo abria inscrições para concessão de alteração de carga horária de trabalho de 20 para 40 horas aos professores do quadro do magistério público municipal.

Após primeira etapa, a de inscrição dos professores, foi realizada, através de uma comissão representada pela Prefeitura Municipal, juntamente com os Sindicatos, SISPUM e APLB, uma seleção para analisar também situações como: tempo de atuação, dedicação exclusiva, titulação, e outros considerados pelo processo de classificação do candidato.

"Este é um momento ímpar para a Educação de nosso município, em especial para os nossos professores que estão sendo valorizados com este desdobramento. Penso que isso também, reduz a necessidade de realizarmos concursos, em que muitas vezes, em vez de criarmos condições para a valorização de nossos profissionais, abrimos as portas para professores de outras cidades e desvalorizamos os profissionais que já são da casa", defendeu a prefeita Tânia Matos.

Para a Secretária Ana Rita Rios, o município tem dado capacitações para os professores, com as devidas qualificações, o que, sem dúvidas, habilita os professores da Rede a darem um ensino mais qualificado para a Educação do município: "Aqueles que puderem assumir estas 40 horas em uma mesma unidade escolar, será ainda mais interessante para o município que ganhará dedicação integral nas unidades, oferecendo mais qualidade à nossa Educação", garante a Secretária.

Em 2013 a Secretaria Municipal de Educação de Riachão aderiu e reforçou muitos  Programas para a qualificação profissional dos professores da Rede, vejamos alguns Programas e Formações aderidos e realizados  em 2013:

·         Coordenação Pedagógica específica atendendo diretamente o professor e a gestão educacional
·         Formação continuada e Realização de formações através do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na idade certa
·         Adesão ao programa PDDE campo
·         Adesão ao Programa PDDE Qualidade
·         Adesão ao Programa MI de manutenção de creches
·         Adesão ao Programa de Expansão à Oferta da Educação de Jovens e Adultos
·         Criação das Coordenações de área e de referencia para atendimento a docentes e gestão escolar
·         Promoção de Formação Continuada com Coordenadores e professores do TOPA
·         Realização de Encontro Regional do TOPA no município
·         Realização da conferencia territorial de educação da Bacia do Jacuípe
·         Revisão de dados indicadores do município mediante apoio à formação inicial dos professores através do PARFOR e demais egressos do ensino superior em instituições particulares mediante bolsa qualificação
·         Implementação do Plano de Carreira do Magistério
·         Formação de conselheiros através de apoio via MOC
·         Criação do Comitê Gestor do PAR
·         Encontro de Formação com membros do Comitê Estratégico do PAR
·         Reestruturação de Conselhos de Controle Social da Educação

Para mais informações sobre o Decreto que enquadra os professores da Rede Municipal de Ensino, acessem:  http://www.pmriachaodojacuipe.ba.ipmbrasil.org.br


Com informações da ASCOM/Prefeitura


Nenhum comentário: