quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESPECIAL SÃO JOÃO: Prefeita Tânia e o vice Doutor Francisco, fazem balanço positivo da festa junina de 2013


Ainda na segunda-feira (24), a Prefeita de Riachão do Jacuipe, Tânia Matos, e o vice Dr. Francisco, em entrevistas para os meios de comunicação local, fizeram um breve balanço do São João 2013. Para a prefeita Tânia Matos, este São João vai ficar na história como o início de um novo modelo de se fazer São João, embora ela e sua equipe tenha priorizado, acima de tudo, o resgate da tradicionalidade do São João de Riachão, a muito tempo perdida, com a realização dos Festivais de Quadrilhas e Sanfoneiro, além de atrações mais típicas do forró tradicional como Adelmário Coelho, Chambinho do Acordeon, Del Feliz, e tantas atrações locais como o forrozeiro destaque Olivan Monteiro e o tradicional grupo jacuipense Malvadinhos do Forró, a prefeita, através do Projeto realizado pelo vice-prefeito Dr Francisco, modernizou a festa neste ano de 2013.

O São João trouxe inovações, compreendendo a festa como um empreendimento comercial e como um espaço social de inclusão, evitando ao máximo qualquer tipo de prejuízo para a população e visitantes. 
Por exemplo, campanhas como a do São João da Paz realizada pela Secretaria de Ação Social, buscou combater a violência contra a mulher, a exploração sexual com crianças e adolescentes, ou preconceitos e abusos com homossexuais, idosos e outros indivíduos considerados em situações de risco social.

A campanha aconteceu antes e durante todo o São João, com realizações de panfletagem e conscientização em todos os pontos da cidade, no circuito e em pontos considerados estratégicos com a Barragem Grande. 
Outro aspecto inovador foram as campanhas realizadas pela Superintendência de Trânsito, Departamento de Limpeza, que não se restringiu a fazer o revezamento dos serviços, mas também realizou uma campanha publicitária através de spots de conscientização. 

Outras campanhas de divulgação e conscientização foram desenvolvidas pelas Secretarias inseridas diretamente na elaboração da festa como: Secretaria de Educação, Obras, Desenvolvimento Econômico, Saúde, e outras representadas por seus Secretários, que estiveram presentes em todo período do festejo para dar o suporte necessário.


Vice fala da dinamização nunca vista
De acordo com o vice prefeito, Dr Francisco, apesar dos cortes que a Prefeita teve que fazer por conta da estiagem no Projeto do São João-2013, ainda assim, pudemos conferir uma mudança de cultura no desenvolver da festa, uma dinamização na organização e execução do Projeto.

“Muitas inovações previstas pelo Projeto foi posto em prática, as campanhas, e demais iniciativas. “Sem dúvidas este São João ficou na história, a dinamização no setor econômico aconteceu como prevíamos, e em breve a Prefeitura estará realizando uma pesquisa com os nossos comerciantes para podermos melhor realizar o São João-2014”, falou Dr Francisco para a Rádio Jacuípe.

Imprensa faz cobertura profissional
As emissoras de maior alcance e profissionalismo do município, Jacuípe AM e Baiana FM estiveram presentes, desde a sexta-feira, fazendo a alegria de quem não pôde se deslocar até o circuito da festa.

A audiência desses meios de comunicação intensificou no período, nas casas e nos carros que se deslocavam para o evento, a maioria, passavam sintonizados em uma das duas emissoras, tanto a Jacuípe AM como a Baiana FM que fizeram uma transmissão com muito profissionalismo.

Além disso, o setor de comunicação da Prefeitura, toda a equipe da ASCOM, buscou ao máximo profissionalizar o trabalho, mediando a garantia do espaço para a imprensa local.

Com antecedência os diretores da Baiana FM e da Rádio Jacuípe entraram em contato com a ASCOM para viabilizarem uma transmissão segura e com qualidade, a Prefeitura de Riachão, através da ASCOM mediou todo o processo de assessoria de imprensa, tendo em vista a facilitação da informação precisa ao ouvinte que ficou em casa.

Trabalho da Polícia Militar é reconhecido
A ASCOM, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, no domingo (23), a tarde, fez uma espécie de pesquisa nos pontos considerados mais críticos da cidade, como também no comércio, em bares e lanchonetes do circuito.

Espontaneamente, antes de entrarmos no mérito da questão, as pessoas em bares e até mesmo, os comerciantes parabenizaram o trabalho da PM neste São João-2013.

“Até agora só soubemos de um veículo furtado ontem à noite, no show de Leonardo, mas já soubemos que a PM resgatou e já está com o dono, que é de Ichu. o São João de Riachão sempre foi tranquilo, mas este ano presenciamos uma organização e atuação mais efetiva da PM”, defendeu Marciel Rodrigues, estudante de Direito que bebia com amigos.

Comerciantes relataram que também não tiveram maiores transtornos com pessoas embriagadas ou ocorrências de confusões em seus estabelecimentos.

Ainda esta semana, a Prefeitura irá reunir todas as Secretarias Municipais envolvidas na festa para fazerem uma melhor avaliação, visando melhorar toda infraestrutura da festa em 2014.

Com informações da ASCOM-Prefeitura (Fotos de Alana Adrielle).

Nenhum comentário: