domingo, 15 de dezembro de 2013

ATUALIDADE: Chuvas e Barragem Grande cheia trazem alegria aos jacuipenses


Na tarde deste sábado (14), por volta das 15hs, o céu começou anunciar o que estava por vim, muitas nuvens, raios e trovões deram as boas vindas às chuvas. Nossa reportagem no momento se encontrava em Vila Aparecida, onde aconteceria uma Festa do Terreiro de Iansã, rodando pelo povoado podia ser visto nas direções de Coité e Retirolândia nuvens bem carregadas e relâmpagos.

Como se diz aqui na região, a chuva rodou, por volta das 16:30hs uma nuvem grande passava no entorno de Chapada e seguia na direção de Pé de Serra cruzando a BR-324, despejando uma parede de água vista de longe. Não demorou muito a nuvem chegou ao povoado de Vila Aparecida, ventos fortes fizeram com que outras nuvens vindo da direção de Nova Fátima e Barreiros se juntassem a esta, provocando raios e trovões fortes.

Às 18hs uma forte tromba d'água caiu sobre o povoado e regiões vizinhas, ruas alagaram, faltou energia, saímos de Vila Aparecida rumo a Riachão às 19hs, sem nenhuma visibilidade, a pista da BR-324 parecia um rio, nada se via do asfalto, apenas água, carros já se encontravam parados na entrada da Vila. Seguimos com velocidade de 50 km/h, durante o percurso de aproximadamente 20 km pudemos observar vários veículos entre caminhões, carretas e carros pequenos parados ao longo do acostamento, poucos se arriscaram seguir viagem.

Em frente ao Matadouro Regional FreJacuípe, a pista alagou, causando lentidão e risco aos veículos que passavam, durante a viagem relâmpagos rasgavam o céu a todo momento, e a impressão eram de enormes gotas de água que batiam no para-brisa. Mas ao chegarmos em Riachão a chuva diminuiu, não houve queda de energia na sede.

RIO JACUÍPE CHEIO:

Na manhã de hoje (15), pôde se ver o quanto as fortes chuvas encheram açudes e fez correr água em rios. No Cedro, açude conhecido de nossa cidade, responsável pelo abastecimento de muitas famílias, o nível de água subiu um pouco, já na Barraginha de Pedro São Paulo, as águas correram por cima da ponte que liga ao povoado de Taipóca, na Laranjeiras também passa muita água por cima da passagem molhada, algumas roças e povoados tiveram de mudar o caminho hoje para vir até Riachão.


Na Barragem grande uma espetáculo lindo, apreciado por muitos jacuipenses, as águas passando por cima do paredão, no momento que chegamos, nossa reportagem flagrou uma pescador que em uma unica "tarrafada" pegou mais de 100 donilos, a piscina e trechos do rio estão cobertos pela correnteza, resultado das chuvas na cabeceira do Rio Jacuípe.

PERIGO:

Como em todas cheias do Rio Jacuípe, a "Ponte Velha" mais uma vez foi cenário de risco de vida para jovens, que impensadamente se atiram do vão da ponte nas águas do rio, e nadam até a próxima margem, voltam para a ponte e pulam de novo, nossa reportagem passou por quatro vezes na ponte, em nenhum momento foi verificado órgão responsável ou Policia tentando inibir a ação.

Alguns jovem chegam ao ponto de pular na "Ponte Velha" e nadar até a barragem das laranjeiras, que fica a mais de 6 km do centro de Riachão, nunca foi registrado afogamentos ou acidentes por conta desta proeza, mas sabe-se que no leito do rio há pedras, tocos de pau, galhos de arvores, dentre outros objetos que se bater com o corpo de alguém, pode machucar e até matar.

No local onde os jovens pulam pra o rio, existem pedras e lajedos, que encobertos pela água se tornam armadilhas mortais caso algum deles caia de cabeça e se bata em alguma.

VEJA MAIS FOTOS:


REPORTAGEM E FOTOS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: