segunda-feira, 24 de março de 2014

ATUALIDADE: Riachão, cidade recebe cisternas do programa Água Para Todos em parceria com a CAR




Famílias residentes em áreas rurais de Riachão do Jacuípe, carentes de acesso a água foram beneficiadas com cisternas de abastecimento humano instaladas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A ação faz parte do programa Água para Todos, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional e a CAR é um dos órgãos executores.

O programa Água para Todos foi criado no âmbito do Plano Brasil sem Miséria e tem como objetivo geral promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para o consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando o pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com um período de estiagem muito extenso, Riachão do Jacuípe também é um dos municípios do semiárido baiano que passa por esta dificuldade. A Prefeita Tânia Matos esteve na CAR onde apontou as dificuldades por que vem passando a zona rural do município com a falta de chuvas, e o órgão sensível à situação, designou a vinda das cisternas, que beneficiará várias famílias da área rural de nossa cidade: 

“É com muita alegria que recebemos hoje os caminhões que transportam as cisternas, serão mais de oito mil, agora chegou uma parte, mas durante a semana e até o final do mês, outras irão chegar, sei das dificuldades por que vem passando nossos queridos moradores da zona rural, por isso nosso governo está atento e buscando as soluções, ano passado recebemos um caminhão pipa, pelo PAC 2, que também é mais uma ferramenta nesta nossa luta contra a seca”, disse a Prefeita.



A cava para implantação das cisternas corresponde à contrapartida do beneficiário, sendo realizado depois o solo cimento e o re-aterramento para a implantação, cujo período de instalação é de 3 a 4 horas. O Água para Todos/CAR vem investindo em tecnologias, como a aquisição de tablets e de um sistema de informática para monitorar as ações.

Maior programa de água e saneamento do Brasil, o Água para Todos representa um importante passo em direção à melhoria da qualidade de vida dos baianos. Os beneficiários são pessoas com renda mensal per capita de até R$ 140,00, inscritos no CadÚnico e aposentados.

ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe

Nenhum comentário: