quarta-feira, 5 de março de 2014

URGENTE: Bafafá, terreno causa polêmica entre proprietários e moradores de casas nas margens da BR-324


Na manhã desta terça-feira de carnaval (04), um fato chamou atenção de vizinhos e de quem passava na BR-324, Rodovia Lomanto Júnior, em frente ao restaurante Ypiranga. Moradores das casas que ficam num terreno do outro lado manifestaram-se contra uma das proprietárias do terreno que por sua vez tenta cerca-lo com um muro e fazer uma passagem para estes moradores, mas eles não concordam com a metragem estipulada.

VERSÃO DA PROPRIETÁRIA:

Segundo a senhora Sheilla Leão Carneiro, que é a responsável legal do terreno, o mesmo era de seu pai, o senhor Antonio Leão, que faleceu e, mesmo antes de seu falecimento, Sheilla já era sua curadora, ou seja, foi designada pela justiça para ser representante legal do pai, mesmo ainda em vida, zelando de seus bens, qualquer assunto referentes aos bens do espólio de seu pai só ela resolve. 

Ela informa que sempre que está em Riachão visita o terreno, e que o mesmo antes possuía 2.500 metros, e agora conta apenas com 1000 metros, pensando em assegurar seus direitos, pois a mesma possui vários documentos comprovando a metragem e que a mesma sofreu uma perda, o que no futuro pode até prejudicá-la.



A proprietária contratou pedreiros e os mesmo já estavam cavando os alicerces quando, segundo ela, o vereador do município, Franklin, chegou ao local com a comunicadora Tina Oliveira da Rádio Comunitária Gazeta FM, e os moradores, através da senhora Moabia, começaram a protestar, impedindo a continuação da obra, e ainda segundo relatos da senhora Sheilla, o vereador sentou em uma cadeira, e estimulou os moradores a jogar cascalho nas valas abertas.

Sheilla tentou argumentar com os moradores, mas segundo ela, todos se exaltaram, ficando agressivos e gritando palavras de ordem, junto com a comunicadora Tina Oliveira. E que temendo por sua integridade física, ela saiu do terreno em busca de apoio policial. Sheilla disse que antes da chegada do vereador houve até um pré-acordo verbal, onde ela estaria deixando um recuo de 02 metros nos fundos e 01 metro e meio nas laterais, que segundo ela seria suficiente. 

A advogada da senhora Sheilla falou com nossa reportagem por telefone, e disse que mesmo amigavelmente a proprietária não poderia agir, pois tem de prestar contas, pois o terreno esta tramitando em inventario na justiça, segundo Sheilla os moradores foram manipulados pelas presenças do vereador e da comunicadora, estimulando a falta de dialogo.

A mesma disse que irá acionar a justiça e Ministério Público para apurar a conduta do vereador, que, segundo ela tenta se promover politicamente às custas de um fato particular, e ainda citou a Prefeitura Municipal de Riachão, dizendo que a Prefeita Tânia Matos pode vir a desapropriar o terreno futuramente, sem nem se quer ter consultado a Prefeita sobre o assunto. 

Ainda, segundo Sheilla, o vereador foi agressivo e arrogante, ditando regras como se o caso fosse público, e que a comunicadora Tina Oliveira, aos gritos, estimulava os moradores das casas a agirem igualmente, quando a policia chegou ao local, tanto Tina Oliveira quando Franklin já tinham ido embora. Hoje pela manhã Sheilla deu uma entrevista na Rádio Jacuípe AM falando sobre o caso, e depois procurou nossa reportagem. 

VERSÃO DOS MORADORES:


Ao chegar no terreno para fazer as fotos do local, encontramos a senhora Moabia e alguns moradores, ela disse que em momento algum foram agressivos com a senhora Sheilla, e que ela, Moabia, não é líder de moradores como tinha sido dito pela proprietária, que eles apenas querem ter acesso as suas casas, que foram construídas a mais de 30 anos no local.

Os moradores disseram ainda que segundo a proposta da senhora Sheilla, fica inviável passar, sendo que um dos lados ficaria muito estreito, um morador José Carlos disse que tem carro e que não vai poder colocar na garagem, todas as casa tem a frente voltadas para o terreno, mas todas foram construídas nos fundos das casas que ficam de frente para rua. Os moradores ainda disseram que também tem direitos, seria o usucapião, e que iram procurar a justiça.


Outro morador disse que se providências não forem tomadas até a sexta-feira (07), o mesmos irão fechar a pista da BR-324, que passa em frente ao terreno, eles alegam que tem recibos de compra e venda, e que todas as casas estão construídas legalmente, e que eles também vão procurar a justiça.

Em nenhum momento a proprietária do terreno falou em tirar os moradores de suas casas, pro outro lado os moradores pedem uma rua que dê espaço para um carro passar. O impasse continua, e pela parte da proprietária e herdeira, tutora legal das ações e bens do falecido Senhor Antonio Leão, Sheilla Leão sua filha, não haverá outra for
ma, segundo ela o que pôde ser feito foi feito, e pela parte dos moradores também não há acordo, os mesmo estão irredutíveis.

REPORTAGEM E FOTOS DE ALANA ADRIELLE.

                                    INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Nenhum comentário: