domingo, 4 de outubro de 2015

ATUALIDADE: Eleições para o Conselho Tutelar de Riachão do Jacuípe acontecem neste domingo (04)



As eleições para conselheiros tutelares acontecem neste domingo (04) em muitas cidades do Brasil. Em Riachão do Jacuípe a votação aconteceu no clube Lira 8 de Setembro, desde as 8hs da manhã, muitos eleitores foram exercer seu direito de voto. Diferente das eleições federal, estaduais e municipais, o voto para conselheiros tutelares não é obrigatório, mesmo assim vários eleitores enfrentaram até meia hora na fila para dar seu voto a um candidato à vaga.

Os conselheiros tutelares não são remunerados para exercer a função, a Câmara de Vereadores de Riachão tenta mudar esta realidade através de um projeto de lei para que os conselheiros recebam um salário mínimo, mas mesmo assim muitas pessoas se interessam em concorrer à vaga.


A votação aconteceu com tranquilidade, apenas algumas reclamações de boca de urna dentro do local de votação foram registradas, mas tudo dentro da normalidade. Os votos foram registrados em cédulas de papel, não foram usadas urnas eletrônicas, o que poderá causar certa lentidão na apuração, que só será apurada 100% nesta segunda-feira (05).
Os candidatos puderam ficar a 100 metros de distancia do local pedindo votos, mas alguns permaneceram na porta da Lira 8, mas nenhum estava pedindo votos, apenas fiscalizavam o movimento dos eleitores. Os cinco nomes vencedores do pleito irão atuar durante os próximos quatro anos frente ao Conselho Tutelar de Riachão do Jacuípe.

VEJA O VÍDEO:


REPORTAGEM E IMAGENS – ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: