Nesta segunda-feira (27), pela manhã, nossa redação recebeu uma denúncia de que em Vila Aparecida moradores relataram que a caçamba da Prefeitura teria descarregado os lixos e entulhos coletados do Distrito no meio de uma estrada vicinal, que liga o Distrito a localidades mais afastadas. Após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), segundo o atual Gestor, o lixão 74 foi precisou ser interditado, com o fechamento o descarte dos dejetos oriundos da coleta de lá, têm que ser trazidos até a sede do município, onde está o aterro sanitário, também chamado de “lixão”.
“Nós moradores queremos saber se o lixão agora vai ser no meio da estrada? Perto de residências?”, relatou um dos moradores do local, que pediu para não ter o nome divulgado.
As coletas de lixo nos Distritos, povoados e localidades rurais de Riachão do Jacuípe tem sido alvo de muitas reclamações por parte de moradores deste respectivos locais, uma deficiência crônica é notada. O “lixão oficial”, terreno que serve de aterro no município, também tem tido seus momentos de deficiência e reclamações, seja de proprietários de sítios e roças do entorno, que sofrem com dejetos trazidos pelo vento para suas casas, como sacolas, papéis higiênicos e até mesmo fraudas descartáveis e absorventes.
A população aguarda desde 2013/2014 por uma política pública de mudança no sistema, incluindo o fim do tal “lixão”, o principal da cidade, algo começou a ser tentado na gestão da Ex-Prefeita Tânia Matos, mas não foi adiante e até agora algo concreto de fato ficou só nas promessas de campanhas políticas municipais.
POR ALANA ROCHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário