sábado, 2 de novembro de 2013

ATUALIDADE: Feriado de finados movimenta os cemitérios de Riachão do Jacuípe


Hoje dia 02 de novembro, se comemora o Dia de Finados, época em que se dedica homenagens aos mortos, momento também muito aproveitado por empresas de planos funerários para dedicar o dia aos seus associados e clientes. Em frente ao cemitério de Riachão foram montados toldos, pelas empresas que prestam serviços fúnebres na cidade, no local, parentes que vem visitar seus mortos podem contar com apoio de agentes da empresa, também tem cafezinho, água, cadeiras, enfim, uma atenção aos associados e possíveis conquistas de novos clientes.

HISTORIA: Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 02 de novembro, porque 01 de novembro é a Festa de Todos os Santos.




MOVIMENTO: Muitas pessoas já passaram pelos dois cemitérios de Riachão, um fica ao lado do outro, o "cemitério velho", como é mais conhecido por ter sido o primeiro da cidade, é onde se encontram o mortos mais conhecidos de nossa sociedade, políticos, médicos, pessoas de destaque estão sepultadas nele. Já no cemitério Eterna Lembrança, o "cemitério novo", como é chamado, foi construído na ultima gestão do saudoso e já falecido ex-prefeito Herval Campos, e também possui mortos conhecidos sepultados lá. Mais moderno o mesmo hoje é mais procurado para compra de jazigos. 



Durante a tarde ainda são esperados muitos visitantes, o que movimenta também o comercio informal, três barraca de flores e arranjos também estão montadas em frente aos cemitérios. À noite haverá uma missa na Praça do Cristo, em homenagem ao dia de finados, a missa foi um pedido de membros da comunidade do Alto do Cemitério, e a igreja atendeu. 


REPORTAGEM E FOTOS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: