sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ATUALIDADE: Prefeitura de Riachão entrega 100 mil mudas de palmas para agricultores do município


Na tarde desta terça-feira (17) a Secretaria de Desenvolvimento do município e a EBDA distribuíram 100 mil mudas de palmas para ajudar o homem do campo a enfrentar uns dos muitos problemas com a seca, o sustento de seus rebanhos.

A entrega das mudas, realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento, provém do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da EBDA e SEAGRE. O Programa é financiado pelo FUNCEP- Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia, em parceria com o Projeto Municipal, Palmas para Riachão, sendo que estas mudas são resistentes a praga Cochonilha do Carmim.

“Estas mudas chegaram em boa hora, pois as chuvas começaram a cair em nossa região, e isto facilita o plantio para nosso agricultor”, disse Adriano Silva, Diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento, Esaú Silva, o agricultor beneficiado com as mudas assina termo de compromisso em plantar, cuidar e proteger a área plantada, repassando no prazo máximo de 12 meses, a outro agricultor familiar indicado pela EBDA, a mesma quantidade de mudas recebidas. 

“Preocupada com a seca, a prefeita Tânia Matos vem cobrando sempre de nós agilidade para ajudar o homem do campo em todos os aspectos possíveis”, comentou Esaú Silva, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Para a prefeita Tânia Matos é uma meta de seu governo através da Secretaria de Desenvolvimento inserir o homem da do campo às políticas públicas que os governos federais e estaduais possam disponibilizar: “a nível municipal, estamos procurando atender dentro de nossas possibilidades, as demandas do produtor e morador da zona rural”, destaca. 

Ainda na tarde desta terça feira, foi ministrada pela EBDA, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento a Capacitação sobre o Cultivo super adensado da palma.

“A finalidade da capacitação é que todos os agricultores contemplados com as mudas venham utilizar a prática deste cultivo em suas propriedades, disse Renaldo Vagner, chefe do Escritório da EBDA em Riachão do Jacuípe.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/Prefeitura

Nenhum comentário: